Meu Perfil
BRASIL, Sudeste, ASSIS, CENTRO, Mulher, Portuguese



Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


 
COMITÊ MUNICIPAL DE ALEITAMENTO MATERNO


A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO.

O leite materno é um alimento vivo, completo e natural.

O leite materno é o alimento natural para os bebês. Ele  fornece toda a energia e os nutrientes que o recém-nascido precisa nos primeiros meses  de vida e continua a fornecer até metade ou mais das necessidades infantis durante a  segunda metade do primeiro ano - e até um terço durante o segundo ano de vida. O leite materno promove o desenvolvimento sensor e cognitivo da criança, além de protegê-la contra doenças crônicas e infecciosas - leite contém linfócitos e imunoglobinas que ajudam o bebê a combater infecções. 

A amamentação exclusiva reduz a mortalidade infantil por enfermidades comuns da infância, como diarréia e pneumonia, e ajuda na recuperação de enfermidades.  Crianças alimentadas com leite materno normalmente dobram de peso do  nascimento até os seis meses. O leite materno, além disso, é barato e não corre o  risco de ser contaminado com bactérias, como pode acontecer com as mamadeiras e leite em pó.

Devido às vantagens nutricionais do leite materno, ao seu papel na defesa contra  infecções e os riscos do desmame precoce, a OMS está coordenando um estudo  multicêntrico em alguns países. O objetivo é desenvolver um padrão de crescimento  de crianças amamentadas exclusivamente com leite materno e complementadas com outros alimentos aos 4 e aos 6 meses de vida. Os resultados ainda não estão  concluídos.  

Para fazer com que as mães consigam amamentar exclusivamente, até os seis  meses, a OMS e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) recomendam  ainda:

1) iniciar a amamentação nas primeiras horas de vida da criança;

2)  amamentação exclusiva, ou seja, o lactante recebe apenas leite materno, sem nenhum outro alimento ou líquido, nem mesmo água;

3) que a amamentação  aconteça sob demanda, ou seja, todas as vezes que a criança quiser, dia e noite;

4) não usar mamadeiras nem chupetas.

 

 

Luciana Gonçalves Carvalho

Nutricionista

Fonte :Amamentação Bases Cientificas. 2010



Escrito por Nutrição SMS às 09h18
[] [envie esta mensagem] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]